Oxalá


Oxalá é o regente da Fé, como fé é o principio de todo religião, deve estar em tudo e em todos, e é o único caminho até Olorum, podemos dizer que justamente por estes fatos é que Oxalá é considerado o maior Orixá.

Entre os Orixás não tem hierarquia, mas todos respeitam Oxalá com sendo o maior, pois ele é o primogênito e esta em todos os outros Orixás, já que se não houver fé, nada há, como também não há religião.

Além disso, é pela fé que chegamos mais próximos de Deus.

É sabido que para uma entidade trabalhar na linha de Oxalá, ela primeiramente terá que passar por todas as outras linhas, demonstrar que conhece tudo sobre os outros Tronos e as forças da natureza para somente depois trabalhar na linha de Oxalá.

Oxalá é humildade, pureza, bondade e simplicidade.É oxalá quem determina se iremos subir ou se iremos cair. Isto porque se demonstrarmos nosso proceder e se este estiver de acordo com os princípios de Oxalá, ele irá nos chamar, mas se este proceder o desagradar, ele irá determinar nossa decida.

Oxalá trabalha na parte doutrinaria, podemos dizer que Oxalá é Luz, Vida e Fé. Sua força e seu poder se mostram quando somos movidos pela Fé.

É certo que não podemos descrevê-lo, já que ele é poder em sua essência. Mas podemos descrever seus caboclos, que como dito, são doutrinadores, sem meias palavras que com discurso muitas vezes claros e diretos.

Outro fato importante de Oxalá diz respeito a sua força cristalina ou do tempo.

Vejam que ele atua através do AR. Isto porque, o ar esta em tudo, como Oxalá, o único dos Orixás que está em tudo e em todos.

Confiram que o ar alimenta o Fogo, pois sem ele não é possível a uma chama permanecer acesa; sem ar a água se torna putrefata, e não pode ser utilizada como doadora da vida, como podemos ver nos rios mortos pela poluição, em que a vida desaparece por completo; sem ar o ser humano não sobrevive.

Quanto mais puro o ar, mais saudável. Assim, podemos dizer que quanto mais puro o ideal, mais próximos de Oxalá estamos. Oxalá é o cristalizador ou magnetizador e como ele está no Trono da Fé, na sua polaridade Oxalá é passivo e positivo.

Oxalá é passivo uma vez que seu magnetismo é de corrente contínua, cuja a irradiação estimuladora da fé chega a todos o tempo todo.

Oxalá é o sol da vida, é a fé abrasadora, é o pai amoroso que fortalece o íntimo dos seres e os conduz ao encontro do Divino Criador. Oxalá é a fé de Deus em seus filhos. Oxalá na numerologia é o número 01. Seus filhos são regidos pelo Sol.

Os filhos de Oxalá se no positivo são amorosos, alegres, compenetrados em tudo o que fazem, emocionam-se facilmente, compadecem-se com o sofrimento alheio e acreditam em todos, são persistentes. Já se estiverem no negativo, são ranzinzas, briguentos, frios, perversos, perigosos, agressivos e vaidosos.

Os filhos de Oxalá apreciam festas, reuniões calorosas, passeios, a boa mesa, roupas da moda e a companhia de pessoas alegres e leais. Os filhos de Oxalá não apreciam pessoas falsas, emotivas, arrivistas, roupas conservadoras, conversas chulas, trabalhos pesados, recintos fechados, horários rígidos e comida picante.

Para fazer oferendas a nosso Pai Oxalá podemos usar:
- toalha ou pano branco;
- velas brancas;
- frutas brancas, tais como (melão, goiaba);
- vinho branco doce ou suave;
- flores brancas;
- coco seco e sua água em copos;
- água mineral, entre outras coisas.




Rua Doutor Manuel Segundo Vanderlei, nº49 - São Paulo - SP | CEP: 03804-130 | Copyright© 2014-2017 - CETO

Desenvolvido por SS Desenvolvimento