Ogum


Conforme falamos, Ogum é o guardião do equilíbrio e responsável por anotar nossas atitudes.

Por ser ele o responsável do equilíbrio e também dos exus, cabe a ele nos proteger, seja na parte da luz através de seus caboclos, seja nas trevas através dos exus.

Todavia, essa defesa somente se dá, quando por lei merecemos.

Vejam que sendo ele um cumpridor da lei, não pode ele defender seu filho quando este deve para a lei. Contudo ele observa sempre o que é referente a lei e o que não é, fazendo com que essa cobrança seja dentro do permitido.

Não sendo uma cobrança licita, Ogum será o primeiro a nos defender e enquanto ele estiver nos defendendo, nada de ruim nos atingirá. Contudo, se isso ocorrer ou é porque merecemos ou é porque nosso Ogum já está sofrendo.

Sendo assim, devemos nos conscientizar e ajudar o nosso Ogum agindo da melhor forma, para que outras entidades possam ajudá-lo.

Mas, raramente isso acontece, todavia, não podemos subestimar as forças das trevas, pois tudo lá é ilícito e agem sempre no oculto e sempre acompanhados.

Quando isso acontece é hora de procurar um centro espírita para que outras entidades, como dito, possam ajudar, fazendo com que a lei seja cumprida.

Apenas para conhecimento e para ilustrar podemos imaginar que no astral existe um mundo paralelo, cheio de hierarquias e regras, como também existe o submundo onde não as tem. Sendo assim existem as pessoas boas e as ruins e tudo deve ser observado dentro do livre arbítrio. É por este motivo que existe o bem e o mal, pois temos o livre arbítrio.

Pois bem, passado essas explicações iniciais, temos que Ogum é passivo, pois seu magnetismo irradia-se em ondas retas, em corrente continua e seu núcleo magnético gira para a direita ou em sentido horário.

Seu fator é ordenador.

Ogum é regido por marte e na numerologia é o sete. O elemento de Ogum é o ar, muitas vezes refresca outras acalenta.

Os filhos de Ogum apreciam viagens, competições, esportes violentos, discussões aceleradas, comidas e bebidas fortes.

Os filhos de Ogum não apreciam a monotonia, o sedentarismo, as músicas suaves ou melancólicas, o trabalho onde devem ficar incomunicáveis ou presos a um mesmo lugar repetitivo.

Os filhos de Ogum são de estatura média e de compleição física forte e voluntariosa, tendendo para o corpo musculoso.

Os filhos de Ogum, apesar de detestarem o sedentarismo, gostam de ter seu canto, para onde retornam ao fim do seu dia bastante ativo.

Os filhos de Ogum no positivo são leais, vigorosos no amparo aos seus afins, protetores, ciumentos dos seus, não abandonam um amigo à própria sorte e dão a vida para salvar alguém. Os filhos de Ogum no negativo são possessivos,intolerantes, rigorosos com os outros, insensíveis aguerridos, encrenqueiros, implacáveis, irredutíveis em seus pontos de vista e irascíveis.

Oferendas para Ogum:
- Toalhas ou panos vermelhos;
- Velas branca ou vermelha;
- Flores cravo e palmas vermelhas;
- Frutas melancia, laranja, pêra, goiaba vermelha, ameixa preta, abacaxi, uvas;
- Licor de gengibre;
- Cerveja branca.




Rua Doutor Manuel Segundo Vanderlei, nº49 - São Paulo - SP | CEP: 03804-130 | Copyright© 2014-2017 - CETO

Desenvolvido por SS Desenvolvimento